Dicas de Instalação

Essas são algumas dicas de instalação para assoalhos, tacos, piso maciço envernizado e deck:

Assoalho

A prioridade para instalação de assoalhos, tacos e pisos maciços é a impermeabilização do contrapiso, principalmente se for em  ambiente térreo, mas em  apartamentos obras no segundo andar de sobrados isso não é preciso. Depois de quase tudo instalado, tanto para assoalhos tacos e pisos, é bom deixar um lado da parede do ambiente faltando uma régua de assoalho, e uma fileira de tacos ou pisos. Esperar no mínimo uma semana para a madeira se ambientar com a umidade do contra-piso/ cola, para depois colocar a ultima fileira ou régua e deixar ainda 1,5cm de folga para alguma eventual dilatação.
A madeira é seca em estufa, portanto se a madeira levantar envergar depois de instalado o motivo é umidade de algum lugar.

O assoalho pode ser instalado de duas formas, com barrote/granzepe ou com parafuso, bucha e cavilha(tapa furo).

Com barrote/granzepe:
É chumbado junto ao contra piso sarrafos com formato de trapézio com 2cm de altura, em paralelo um com os outros com uma distância de 40cm no sentido oposto do assoalho.

Com isso o parafuso pode ser fixado no macho do assoalho num ângulo + ou – de 60 º escondendo-o junto ao macho, a próxima peça com a fêmea é fixada no macho deixando os dois lados do assoalho firme.
Isso só pode ser feito quando o contra piso está na etapa inicial e não foi acertada a altura entre o teto e o chão, pois contando o granzepe e o assoalho teremos +ou - 3,8cm  de espessura após a raspagem.
No caso de um mezanino onde temos vigas ou caibros a cada 50cm / 40cm um dos outros, tambem pode ser feita a instalação dessa forma.

Instalação com parafuso e bucha:
Essa instalação é feita quando o contra piso já está pronto, fica com 1,8cm de espessura após a raspagem e aplicação de resina. Coloca-se 2 parafusos um do lado do outro a cada 40cm no comprimento da peça e o parafuso é escondido com o tapa furo ( cavilhas ) da mesma madeira. Primeiro fura-se a madeira até chegar no contra, a bucha é fixada dentro do contra piso, um parafuso fica entre a bucha e o assoalho, cuidando para a cabeça do parafuos ficar 1cm a baixo da superfície da madeira, pois a caivilha de 1cm de espessura,  o diâmetro da cavilha tem que ser no máximo de 12mm.

Tacos:

O contrapiso deve estar poroso, áspero e firme, sem areia ou sujeiras soltas, pois a cola deve aderir a superfícies firmes. A cola usada nesse caso é a PVA, ela é a base de água, portanto não deve ser diluida, a água da cola vai passar para a madeira fazendo com que ela se dilate um pouco, quando for feito a raspagem essas pequenas irregulariedades dos tacos é acertada.

Piso Maciço Envernizado:

O piso deve ser instalado em contrapiso firme, poroso, limpo e nivelado, por não precisar usar raspagem não tem como nivelar ele com as irregularidades do contrapiso, se for pequenas irregulariedades a cola pode preencher o espaço. A cola usada é P.U. poli-uretano, não é a base de água, seca rápido e não dilata a madeira.

Deck:

O deck é como um assoalho só que instalado em área externa, seguindo a distância mínima de 50cm das vigas e caibros,  no caso de deck elevado do chão ele é parafusado com 2 parafusos lado a lado com uso de cavilhas para melhor acabamento. A base do deck pode ser usado vigas de 5,5×12 5,5×16, caibros de 5,5×6 e para o pé da estrutura pode enterrar a madeira na terra, ou fazer uma base de alvenaria na terra para aumentar  a vida útil da madeira de sustentação.
Se for um deck em cima de contrapiso é usado granzepe/barrote para ter um escoamento facilitado da água, o pedreiro tem que ter feito um pequeno declive para não ficar água acumulada no granzepe e aumentar a vida útil da madeira.

Em assoalho e tacos usa-se Sinteco ou Bona.

Em deck usa-se Osmocolor, um produto que é hidrorrepelente, com fungicida e que embeleza a madeira. É fácil de aplicar e quando tiver que reaplica-lo não necessita de lixamento. Tem opções para deixar na cor da prória madeira como as versões Natural, Transparente e Incolor.